quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lavando o cabelo do jeito certo ;*


Muitas meninas vivem reclamando do cabelo, recorrem a hidratações caras, cremes milagrosos e muitas vezes nada disso dá certo (ou dá por um tempo bem determinado). O que muitas meninas não entendem é que o problema está em um ritual bem básico na hora de cuidar dos fios: Lavar o cabelo. Acredite, aposto que a grande maioria não faz isso do jeito certo (eu mesma que sou super cuidadosa com o cabelo, descobri algumas dicas que estão fazendo toda a diferença). O jeito que você lava os fios é o fator determinante para a aparência posterior do cabelo, então vamos às dicas: 



 Escolha o produto adequado: Acho que a maioria de vocês deve fazer isso, mas como é um fator BEM importante acho que vale a pena ressaltar. Não adianta usar o shampoo da sua irmã, prima, mãe (haha), o shampoo/condicionador que você usa deve ser realmente adequado para seu tipo de cabelo. Porque por exemplo, se você tem o cabelo oleoso, é realmente necessário usar um shampoo que a ajude nesse aspecto, pois o uso de um shampoo qualquer pode até mesmo cooperar para que os fios fiquem ainda mais oleosos, concordam? Vale a pena ter esse cuidado mesmo na hora de escolher o shampoo.
 Penteie os fios: Vale a pena antes de entrar no banho, pentear o cabelo para desatar os nós, e facilitar a lavagem.
 Regule a temperatura da água: Nunca coloque a água quente demais. Fazer isso resseca os fios, e abre as escamas capilares o que coopera para que o cabelo fique danificado.
 Aplicação do shampoo: Nunca aplique o shampoo diretamente no cabelo. Pode parecer bobo, mas das dicas na minha opinião é a que faz mais diferença. Quando você aplica o shampoo diretamente na raiz, ele deixa resíduos e no final do dia que você lavou o cabelo, ele já fica com aspecto de sujo, sabem? O ideal é esfregar o shampoo entre as mãos e assim aplicar no cabelo.  E acreditem, faz  A diferença: o cabelo fica brilhante, e com aspecto "acabei de lavar" bem mais tempo.
 Massageie o couro cabeludo: Massagear o couro cabeludo com suavidade é essencial para uma lavagem correta. Nunca use as unhas!
 Lavando as pontas: Não é necessário aplicar o shampoo nas pontas. O que você aplica na raiz, escorre para o resto do cabelo durante a lavagem, e ao shampoo escorrer pelo cabelo, é sempre bacana deslizar as mãos no comprimento todo do cabelo (se preferir mecha por mecha), sem esfregar para evitar qualquer tipo de quebra dos fios. Nunca embole o cabelo inteiro em cima da cabeça, além de poder quebrar o cabelo, dá vários nós.
 Aplique o shampoo novamente: Vivem me perguntando se isso é necessário, e na minha opinião é sim! Porque não acho que lavar só uma vez garanta a remoção de todos os resíduos, então por isso é bacana aplicar novamente o shampoo. E lembre-se, não precisa colocar litros do produto, colocar um pouquinho mesmo na mão, esfregar e assim aplicar é mais do que o suficiente. E de nada adianta lavar super bem se você não enxaguar igualmente bem! Afinal sem enxaguar de maneira precisa (nada de esfregar!!!), os resíduos vão continuar no seu cabelo e vai atrapalhar a próxima etapa: aplicação do condicionador.
 Aplicando o condicionador: Ao me preparar para esse post, descobri uma coisa bem curiosa: o objetivo do condicionador não é só hidratar, ele ajuda a fechar as escamas capilares, e por isso até mesmo as meninas que tem cabelos oleosos devem usar (em menor quantidade se for preciso).
 Retire o excesso de água: Para meu tipo de cabelo (e para todos na verdade), que é bem fino e naturalmente já um pouco ressecado (adicione luzes. haha) o condicionador é realmente essencial. E por isso uma dica boa é retirar o excesso de água antes de aplica-lo. Cabelos encharcados absorvem menos o produto. Ai o ritual é parecido com o do shampoo, espalhe o produto nas mãos, e só depois aplique no cabelo, evitando passar na raiz (no meu caso, eu costumo aplicar o condicionador mais ou menos um palmo depois da raiz). É legal também passar separando por mechas, como se estivesse alisando os cabelos com as mãos.
 Aguarde: Ao contrário do shampo, que logo depois de massagear o couro cabeludo nós logo o retiramos, o condicionador possui um tempo de ação que varia de 3 a cinco minutos (o último que usei da Dove, sugeria um minuto, mas sempre deixo mais um tempinho). Desembarace o cabelo levemente com os dedos se for necessário.
 Enxague bem: Enxaguar é tão necessário quanto passar o produto da maneira certa. Não tenha medo de ficar dois minutinhos só enxaguando o cabelo. Depois de uma mexida nele para conferir se os fios estão bem soltos, caso contrário vale a pena enxaguar mais.
 Não caia na bobagem de deixar um pouquinho de condicionador nos fios, ok? haha. Eu sei que dá a impressão que os cabelos vão ficar tão sedosos quanto na hora que enxaguamos, mas acontece que quando o cabelo seca, ele fica com o aspecto sujinho, por causa dos resíduos deixados pelo condicionador  sabe? Não vale a pena!
 A essencial água fria: A parte mais tensa de todas! hahahaha. O último enxague é sempre bom que seja com água fria, mas não se desesperem: poucos segundos (eu fico 10 segundinhos na água fria! hahaha) já são suficientes para que as escamas capilares se fechem, e deixem o cabelo mais sedoso, e mais bonito. Pode parecer bobagem mas funciona!
 Tire o excesso de água com uma toalha: Eu sempre fui do tipo que enrrola a toalha na cabeça depois do banho. haha. Mas depois que descobri que isso não é nada bom para o cabelo, principalmente porque quebra vários fios, pressiono a toalha no cabelo inteirinho, para ela absorver o excesso de água. Nada de esfregar a toalha no cabelo, ok meninas? haha.
 Na hora de secar: Eu sou daquelas que não vive sem secador (tenho o dom de ficar gripada só por deixar os cabelos secarem ao natural, com excessão dos dias quentérrimos desse país né), e vale a pena lembrar que nunca é legal o secador quente demais, pois danifica muito os fios. E ao secar sempre ficar mexendo o secador (pra lá e pra cá, sabe? hahahaa) para que eles não fiquem batendo direto no cabelo.
 Para quem faz chapinha: Não caiam na bobagem de fazer a chapinha com o cabelo ainda úmido. Acho que esse ato é o que mais estraga o cabelo meeesmo. Espere até que o cabelo fique completamente seco. 

Agora aquela pergunta super frequente que sempre está na minha caixa de e-mail: Pode lavar o cabelo todos os dias? Sim. O ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não (é o que faço!). Mas não existe uma contra indicação, afinal muitas meninas tem o cabelo extremamente oleoso e não aguentam mesmo não lavar o cabelo diariamente. Mas não é nada bom para quem tem o cabelo mais ressecado, porque fazer isso resseca ainda mais o cabelo.
 Mas para quem lava todos os dias, vale a pena dizer que não é bom usar o shampoo duas vezes, afinal no dia seguinte você irá lava-lo novamente. E também use o secador e a champinha com moderação! Usa-los todos os dias pode danificar muito o cabelo.
 haha Ficou grande o post, e pode até parecer que o ritual de lavar o cabelo é mega complicado. Mas na prática é super rapidinho meninas! Aposto que você vão ter o cabelo muito mais bapho com essas dicas! haha. 

Espero que gostem ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário